Momento SERHUM

09.11.17

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO

 

 

A prática regular do alongamento promove bem estar e previne lesões, além de favorecer a amplitude do movimento articular e a flexibilidade corporal. A queixa mais frequente entre os sedentários, assim como entre atletas, é a perda da flexibilidade provocada por dores lombares ou problemas musculares, o que decorre do encurtamento dos músculos das costas ou posterior das coxas associado a uma musculatura abdominal fraca. Alguns artigos comprovam que o encurtamento muscular é uma das principais causas de patologias associadas a problemas do musculo esquelético, resultando em quadros dolorosos e perda da função correta. Com a prática regular dos alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e/ou esportivas, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares. Quanto mais alongado for o músculo, maior será a movimentação da articulação e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Qualquer pessoa pode realizar o alongamento.  A prática pode ser feita ao despertar pela manhã, ao final do dia para aliviar as tensões acumuladas no trabalho ou em qualquer horário da sua preferência. Antes de alongar é importante aprender a forma correta da execução para otimizar os resultados e evitar lesões. Outra coisa importante é manter-se atento à respiração durante os exercícios, inspirando profundamente e expirando de maneira lenta, para só então iniciar o alongamento. Lembre-se que, sentir uma certa tensão muscular é normal, mas a ordem mágica acima de tudo é “ respeitar o limite do seu corpo” e nunca forçar demais.   Quando realizado no início da atividade física, o alongamento tem por objetivo aquecer a musculatura e prepará-la para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando a atividade muscular. Já quando realizado no final da atividade física, o objetivo é não deixar os músculos encurtados e eliminar o ácido lático acumulado, responsável pelas conhecidas dores pós-treino.  No aspecto geral, o alongamento reduz a tensão muscular, promove o relaxamento, melhora a postura e desenvolve a consciência corporal. A partir do momento em que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo tratada, ocorre a ativação da circulação melhorando a oxigenação local e a disposição do corpo para as atividades diárias. Por fim, qualquer pessoa pode e deve praticar alongamento de maneira rotineira e consciente, independente da idade e do condicionamento físico.

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